segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

UML - Diagrama de sequência


É um diagrama comportamental que procura determinar a sequência de eventos que ocorrem em um determinado processo, identificando quais mensagens devem ser disparadas e envolvidos e em que ordem.

Objetivo

- Determinar  a ordem em que os eventos ocorrem.

- As mensagens que são enviadas.

- Os métodos que são chamados.

- E como os objetos interagem dentro de um determinado processo. 

Atores

Os Atores declarados nesse diagrama, são estâncias dos diagramas de caso de uso, representando entidades externas que interagem com o sistema e que solicitam serviços.

Linha de vida

- Representa o tempo em que um objeto existe durante um processo.

- As linhas de vida são representadas por linhas verticais tracejadas partindo do retângulo que representa o objeto.

- A linha de vida é representada por um X quando o objeto é destruído.


Foco de controle ou ativação

- Indica os períodos em que um determinado objeto está participando ativamente de um processo.

- Os focos de controle são representado por uma linha mais grossa, dentro da linha de vida.


Mensagens

- As mensagens são utilizadas para demonstrar as concorrências de eventos, que normalmente forçam a chamada de um método em algum dos objetos envolvidos no processo.

- Quando uma mensagem ocorre entre dois atores, não dispara métodos.

– As mensagens são representadas por linhas entre dois componentes, contendo setas indicando qual o componente enviou a mensagem e qual a recebeu.

- Os textos contidos nas mensagens primeiramente identificam qual evento ocorreu e forçou o envio da mensagem e qual o método foi chamado.


Mensagens de Retorno

– Este tipo de mensagem identifica a resposta a uma mensagem para o objeto ou ator que a chamou.

– Pode retornar informações específicas do método chamado ou apenas um valor indicando se o método foi executado com sucesso ou não.


Auto chamadas

– São mensagem que o objeto envia para si mesmo.


Abraços


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