É um diagrama comportamental que procura determinar a sequência de eventos que ocorrem em um determinado processo, identificando quais mensagens devem ser disparadas e envolvidos e em que ordem.
Objetivo
- Determinar a ordem em que os eventos ocorrem.
- As mensagens que são enviadas.
- Os métodos que são chamados.
- E como os objetos interagem dentro de um determinado processo.
Atores
Os Atores declarados nesse diagrama, são estâncias dos diagramas de caso de uso, representando entidades externas que interagem com o sistema e que solicitam serviços.
Linha de vida
- Representa o tempo em que um objeto existe durante um processo.
- As linhas de vida são representadas por linhas verticais tracejadas partindo do retângulo que representa o objeto.
- A linha de vida é representada por um X quando o objeto é destruído.
Foco de controle ou ativação
- Indica os períodos em que um determinado objeto está participando ativamente de um processo.
- Os focos de controle são representado por uma linha mais grossa, dentro da linha de vida.
Mensagens
- As mensagens são utilizadas para demonstrar as concorrências de eventos, que normalmente forçam a chamada de um método em algum dos objetos envolvidos no processo.
- Quando uma mensagem ocorre entre dois atores, não dispara métodos.
– As mensagens são representadas por linhas entre dois componentes, contendo setas indicando qual o componente enviou a mensagem e qual a recebeu.
- Os textos contidos nas mensagens primeiramente identificam qual evento ocorreu e forçou o envio da mensagem e qual o método foi chamado.
Mensagens de Retorno
– Este tipo de mensagem identifica a resposta a uma mensagem para o objeto ou ator que a chamou.
– Pode retornar informações específicas do método chamado ou apenas um valor indicando se o método foi executado com sucesso ou não.
Auto chamadas
– São mensagem que o objeto envia para si mesmo.
Abraços
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