segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

1 - [REST] Introdução a WEB Services e REST



Vou começar uma sequencia do posts de uma tecnologia de construção de API's extremamente interessante denominada como REST. Como explicar isso de uma forma mais prática? Vamos lá.


Você é um empreendedor. Seguindo a filosofia de uma startup, você quer produzir um site para seu produto, uma loja de cervejas finas pela internet. Assim, você quer fazer um sistema que seja rápido de produzir e, ao mesmo tempo, seja eficiente e fácil de reutilizar em vários ambientes diferentes (você está considerando uma versão mobile para o sistema). Assim, você explora diversas possibilidades, é ai que o REST entra.

HTML transacional Versus REST

Você decide avaliar, antes de tudo, sistemas tradicionais web, baseados em formulários HTML. 

Fica claro para você que fazer um sistema tradicional, baseado em formulários HTML, está fora de questão. Isso porque esse tipo de formulário é claramente otimizado para trabalhar com sistemas baseados na web, mas você não tem certeza em relação ao quanto ele será flexível para trabalhar com outros tipos de front-end. 

Por exemplo, considere uma tela para cadastro dos clientes do site:
Este código (com um pouco mais de tratamento) deve te atender bem. No entanto, após submeter o formulário, o servidor deve te trazer uma página HTML - o que, obviamente, não é desejável num cenário com vários front-ends, como um aplicativo para Android ou iOS. 

Sua próxima possibilidade é, portanto, avaliar outros tipos de sistemas.

WEB Services

O próximo cenário que vem à sua mente é o de uso de web services tradicionais, ou seja, baseados em SOAP (Simple Object Access Protocol). A princípio, te parece uma boa idéia, já que é o mecanismo de tráfego de informações é via XML e, portanto, é possível interagir com serviços desse tipo a partir de código javascript (ou seja, possibilitando a interação tanto a partir de um browser quanto a partir de código puro). Porém, estudando mais você percebe que interagir com este tipo de web service não é tão simples quanto você gostaria. 

Por exemplo, para listar os clientes do seu sistema, é necessário enviar o seguinte XML para o servidor:

Este código, então, te parece complicado demais para uma simples requisição de listagem de clientes. 

A complexidade (e verbosidade) do protocolo fica especialmente evidente quando você pensa no caso da comunicação feita com plataformas móveis, onde a comunicação pela rede deve ser a mais sucinta possível.

Continue lendo as próximas matérias, abraço.







_________________________________________________________________________________

Sumário dos posts completos:

1 - [REST] Introdução a WEB Services e Rest
2 - [REST] Continuando com Rest.
3 - [REST] Desenvolvendo. , ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário