quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

A historia do Git


Bom, agora vou falar brevemente a historia do Git, da forma mais simplificada possível. 

Acho bem importante quando estamos aprendendo alguma ferramenta, conhecer um pouco a historia por trás dela, qual foi o problema que originou a ideia dela.

A historia do Git. é uma historia bem maneirinha, que é o seguinte, que existia uma empresa chamada BitKeeper, que guardava todo o Código do Kernel do Linux, ou seja, todo Linux era versionado dentro desse sistema. Só que aconteceu uma quebra entre essa empresa e a Linux Foundation que fez com que a BitKeeper retirasse o direito da Linux Foundation de ser isento pelos usos da ferramenta. Então o linux teria que começar a pagar para poder usar e ai o criador do linux, Linus Torvalds chegou pra eles e disse "vai se ferrar, não vou continuar com vocês, não vou pagar por um sistema de merda que vocês me dão".

Com essa quebra, o Linus Torvalds precisava de um controle de versão e após cortar relações com a BitKeeper resolveu ter a ideia de criar um para o Linux e de fato ele criou que foi o Git. E ele ainda disse que ia fazer melhor, disse que o sistema dele ia ter algumas melhorias que eu vejo das deficiências que  BitKeeper tem.

Melhorias

- Melhorou a velocidade, que antes a verificação de arquivo não era feita através de Snapshots e de estados e sim de arquivo por arquivo.

- Design mais simples.

- Suporte mais robusto a um desenvolvimento não linear (aonde tem muitos branches paralelos Nota: Explicarei mais a diante em outras matérias sobre branches, mas basicamente existiam muitos desenvolvedores criando diversas versoes do mesmo projeto e esse suporte facilitava muito).

- Totalmente distribuído.

- Era capaz de lhe dar com grandes projetos como o Kernel no linux, sem ter problemas grande de lentidão, erro ao subir os arquivos ou erro de levantar histórico. 

Abraços.
,

2 comentários:

  1. em pensar que o GIT é tão antigo quanto o Linux

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk pois é, eu mesmo nunca imaginava que era tao antigo antes de conhecer.

      Excluir