sábado, 3 de dezembro de 2016

Introdução a Engenharia de software




Resolvi criar matérias de engenharia de software e de requisitos pois terminei ficando na final a faculdade nesta matéria, e esse foi um método que encontrei de fixar o assunto pra fazer a prova final com 100% de sucesso, ou seja, enquanto vocês estão aprendendo comigo, eu também to aprendendo.

Nós inicialmente devemos começar essa matéria nos fazendo uma simples pergunta: 

"O que é um sistema?"


Simples, sistema engloba diversas coisas, tal como, uma série de programas, documentações, arquitetura, Banco de dados (BD), redes e o manual do usuário.

Ficou claro o que é um sistema? está bem simples de entender.

Agora que você já sabe o que é um sistema, se faça outra pergunta:

"O que é engenharia de software?


Pronto, agora é só colocar a cabeça pra funcionar, já disse o que é sistemas, consequentemente um sistema é um software, agora liga ai.

Engenharia de Software é a matéria responsável por todos os aspectos da produção de um software, desde a sua especificação até a sua manutenção. Não foi difícil né? 


Objetivo da engenharia de software 

Ter controle sobre todo o desenvolvimento de software dentro dos custos, prazos e níveis de qualidade desejados, produtividade no desenvolvimento, operação e manutenção do software e qualidade do produto produzido.


Atributos de um bom software

Facilidade na manutenção: o software deve ser escrito de uma forma que ele possa evoluir e acordo com as necessidades dos clientes, que mudam constantemente.

Nível de confiança:  Tem diversas características que incluem confiabilidade, proteção e segurança. O software confiável não deve ocasionar danos físicos ou econômicos, no caso de algum defeito.

Eficiência: Rapidez de resposta, o tempo de processamento, a utilização da memória, entre outras coisas.

Facilidade de uso: O software deve dispor de uma interface amigável apropriada para o usuário e uma documentação adequada. 


Desafios para a Engenharia de Software

Legado: A maioria dos sistemas grandes de software em uso foi desenvolvida há muitos anos e opera importantes funções corporativas. Como fazer a manutenção e a atualização desses softwares evitando custos excessivos e prosseguindo com a prestação de serviços essenciais?

Heterogeneidade: Desenvolver técnicas para construir softwares confiáveis que sejam flexíveis o bastante para lidar com a heterogeneidade da tecnologia.

Tempo: As empresas atualmente exigem respostas mais rápidas e se modificam muito rapidamente. Como reduzir o tempo para o fornecimento de sistemas grandes e complexos sem comprometer a qualidade?


Bem, espero que tenham gostado dessa primeira matéria, que retrata a introdução da engenharia de software, em breve teremos novas matérias.
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário